terça-feira, 23 de outubro de 2007

Aula Empreendedorismo Online 23/10/2007

1)Introdução

O trabalho na era digital está criando novos comportamentos e valores que alteram profundamente tudo o que conhecemos atualmente, em especial na área da comunicação, como publicidade, cinema e jornalismo.

A grande característica nova é o foco no trabalho individual em rede. Até agora, o trabalho era geralmente feito em grupos de pessoas concentradas em ambientes e organizadas em estruturas verticalizadas e centralizadas. Este esquema vigorava tanto para a produção de conteúdos (grandes redações jornalísticas) como para a produção de equipamentos (hardware).

Hoje, os produtores de conteúdo trabalham individualmente, em seus escritórios domésticos ou nos seus cubículos, em empresas que atuam no espaço cibernético. Mas eles não agem isoladamente, e sim em rede , via internet, com colegas que podem estar a milhares de quilômetros de distância.

Todo o empreendedor online contemporâneo tem que conhecer e aplicar o principio da Cauda Longa (veremos a seguir), ter um foco bem definido de negócios, muita persistência e

2)Participação dos alunos

a) De acordo com as experiências individuais dos alunos, quais as grandes características do trabalho em rede? Cada aluno faz uma exposição rápida, procurando avaliar vantagens e desvantagens do trabalho individual em rede ou do trabalho em grupos presenciais.
b) Quais as principais diferenças entre trabalhar em grupo e em rede (não presencial) e trabalhar em grupo de forma presencia?

3) Principais modelos de produção

Desenvolvimento de softwares integradores (grande projetos baseados em multimídia e convergência), pequenos aplicativos (os chamados plugs in ou complementos) e manutenção (funcionamento e otimização de sistemas)

4) Cauda Longa e rentabilidade
A teoria da Cauda Longa explica porque na internet o foco do mercado está se deslocando do consumo em massa para o consumo em nichos ou segmentado.
A Cauda Longa pode ser representada pelo seguinte gráfico:


A área marrom representa o consumo em massa concentrado num pequeno número de fornecedores enquanto a área amarela representa o consumo segmentado (nichos) distribuído por um número (teoricamente infinito) de fornecedores especializados.

A teoria da Cauda Longa apóia-se na integração universal dos mercados criada pelo comércio eletrônico na internet. Não há mais fronteiras e os produtos (também teoricamente) estão todos à igual distância do consumidor (um par de clicks).

A Cauda Longa viabiliza pequenos negócios porque permite encontrar clientes sem limitações geográficas. Assim, um empreendedor online pode se especializar em produtos ultra-segmentados e mesmo assim encontrar uma clientela capaz de viabilizar financeiramente o seu negócio.

A teoria só pode ser aplicada a bens intangíveis (como áudio, vídeos digitais, softwares etc). porque uma das condições essenciais para a rentabilidade do negócio online é a eliminação dos custos de estocagem (depósito) e exibição (prateleiras). Exemplo, o comércio de musicas em CD-Rom não é rentável na internet porque cada CD custa em média 10 dólares contra menos de cinco em forma MP3 vendido pela Web.

5) Credibilidade e rentabilidade.
Chris Anderson, o norte-americano que criou a expressão Cauda Longa define o processo que ela representa como “vender menos para mais pessoas”, em contraposição ao princípio vigente no comércio atual que é o de “vender mais para menos poucas pessoas”.

Uma loja, localizada em Florianópolis e especializada em música indígena dos Andes, talvez encontre dois ou três clientes ocasionais por mês, o que configura um negócio falido. Mas se ele digitalizar o seu acervo, pode encontrar até 200 compradores por mês, se as vendas forem feitas através da internet como é o caso de um iugoslavo que montou o site Nvisible. O negócio é altamente rentável, porque a estocagem de música digitalizada custa cada vez menos por conta da queda dos preços dos HDs e a visibilidade depende apenas de uma boa estratégia de hiperlinks e contatos.

A rentabilidade do empreendedor online na área da comunicação depende de muita paciência, persistência e austeridade porque os resultados dependem de uma combinação de credibilidade, interatividade e prestação de serviços. Nenhum destes três elementos acontece de forma rápida, na maioria dos casos, porque o empreendedor terá que disputar espaços na Web com milhões de outros concorrentes.

6) Desenvolver modelo de negócios

Alunos foram grupos de dois ou três para pensar um modelo de negócios baseado nas características acima, respondendo às seguintes perguntas:
a) O tipo de negócio escolhido pelo grupo se enquadra dentro do princípio da Cauda Longa?
b) Quais as características do projeto escolhido que mais de adaptam ao comercio eletrônico?
c) Que tipo de público o projeto pretende alcançar? Quais as condições mínimas para garantir a sustentabilidade do negócio?

Os grupos discutem, entre si, os modelos de negócio.

7) Referências ou fontes de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cauda_Longa
http://www.techbits.com.br/2006/08/21/a-cauda-longa/
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75221-5856-433,00.html
http://remixtures.com/2007/04/existe-uma-cauda-longa-no-mercado-da-musica/

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