Roteiro aula do dia 02/10/2007
A aula de hoje é mais uma sucessão de perguntas do que uma explanação. O que nós vamos ver hoje são mais perguntas do que respostas, mais dúvidas do que certezas. Tudo isto porque o objetivo é questionar uma série de idéias e valores com os quais convivemos há muito tempo e que raramente são examinados com uma lupa.
As perguntas servirão para provocar uma troca de idéias entre os alunos e uma reflexão conjunta. Vamos adotar o seguinte sistema:
a) Um aluno, escolhido pelo professor, responde a pergunta em até cinco minutos;
b) Cada aluno terá uma resposta para dar;
c) Depois os demais comentam a resposta e acrescentam suas opiniões num prazo máximo de três minutos;
d) O professor faz uma síntese da resposta.
e) Durante o debate, os alunos fazem anotações para, depois do intervalo, preparar um texto coletivo que será publicado aqui no blog da disciplina, antes do final da aula de hoje.
Então vamos às perguntas:
1) Você acha que pode existir uma democracia sem imprensa livre? Explique porquê.
2) Quando falam que a imprensa é o quarto poder na sociedade, o que você entende por isto?
3) Você acha que a informação é um serviço público ou uma mercadoria? Justifique.
4) Uma empresa jornalística segue o interesse público (de todas as pessoas) ou o interesse comercial (os da empresa) ?
5) Você acha que existe uma diferença entre a atividade jornalística e as empresas jornalísticas?
6) Quando acontece um choque entre os interesses do público e os da empresa, qual deles você acha que predomina?
7) Quem você acha que pode ser o melhor guardião da liberdade de informação num país como o Brasil?
8) Você acha que uma empresa jornalística tem o direito de considerar noticias fatos e eventos aos quais ela está associada comercialmente, ou seja, vai ter lucro?
9) Quando você lê um jornal, ouve um noticiário de rádio, assiste a um telejornal ou navega por um site de notícias, como você definiria a sua capacidade de distinguir as informações de interesse público das informações de interesse da empresa dona do jornal, radio, TV ou página web?
10) O governo tem seus interesses na hora de divulgar noticias e fatos. As empresas jornalísticas também. Quem você acha que deveria ser e entidade responsável por garantir o interesse público na seleção de noticias?
11) Você acha que o cidadão comum deve ou não participar na produção de notícias?
Intervalo
Preparação do texto coletivo para publicação aqui no blog da disciplina.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
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Um comentário:
Sobre a pergunta Nº 5:
Os dois fazem parte do mesmo grupo e quem exerce a profissão de jornalismo, obrigatoriamente segue o pensamento da empresa. O problema disso é que acaba sacrificando o que seriam as opiniões justas para seguir uma mesma linha de raciocínio.
O jornalista em si acaba tendo que seguir a opinião da empresa, apesar de as vezes não estar de acordo. Isso só confirma a idéia de que o jornalismo deveria ser totalmente imparcial em assuntos sem conclusão certa.
A atividade jornalística pregada pelas empresas deveria ser mais aberta e não seguir um pensamento e ter só a sua opinião como certa. Existem muitos assuntos sem uma conclusão exata que geram várias certezas e o fato de tentar iludir alguém a seguir apenas uma delas gera uma pobreza de opiniões por parte do receptor.
Deste modo, você não precisa pensar. É só seguir uma linha de raciocínio considerada certa.
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