terça-feira, 4 de setembro de 2007

Aula Produção Colaborativa de Notícias

1) Avaliação dos alunos
a) Qual a função da colaboração na produção de notícias?
b) Você acha que funciona? Como?
c) Qual a utilidade de uma revista baseada na produção coletiva de notícias? É imediata ou de médio prazo? O que é que eu ganho?

2) Responsabilidade coletiva
a) Ausências e omissões comprometem os resultados;
b) Freqüência às aulas é essencial;
c) Individualismo versos trabalho coletivo;
d) Normas coletivas.
e) Faltaram recomendações de dois alunos.

3) Avaliação do professor
a) Recomendações longas ou curtas demais;
b) É uma recomendação e não uma avaliação; diferenciar uma da outra;
c) Há três elementos essenciais numa recomendação: informação relevante, titulo do blog e URL (endereço);
d) Informação – o que você achou mais importante e porque você acha que os leitores podem se interessar pelo assunto?
e) Título do Blog ou página – é indispensável para que o leitor identifique o autor;
f) URL para que o leitor possa ir até a fonte da informação usando hiperlink.
g) Recomendação é diferente de avaliação. Elogio não vale porque a revista ainda não é conhecida. Só quando ela tiver fama é que funciona. A credibilidade vai ser obtida graças à relevância das informações garimpadas em blogs e recomendadas aos leitores da revista.
h) Não se trata de reproduzir o texto e sim de extrair dele a informação considerada mais relevante e resumi-la em um parágrafo de quatro a cinco linhas. Frases curtas demais não funcionam, pois deixam o leitor sem condições de avaliar corretamente a importância da recomendação;

4) Novo teste
a) Examinar novamente os blogs da amostra;
b) Fazer recomendações e mandar para o email tópicos.assesc@gmail.com (log in no Google: topicos.assesc - senha: castilho)
c) Ler todas as recomendações
d) Cada moderador (aluno) seleciona uma das recomendações selecionadas pelo grupo;
e) As quatro mais votadas serão publicas no blog da revista;
f) Criar o blog;
g) Postar as recomendações com as mais votadas em cima;
h) Grupo avalia as avaliações através de comentários postados às recomendações.

5) Avaliação do teste pelos alunos
a) Principais dificuldades encontradas;
b) Dúvidas não resolvidas;
c) Sugestões para corrigir problemas;
d) Pontos positivos da experiência.

Nenhum comentário: