1) Era do conhecimento – o que é conhecimento e porque ele ficou tão importante.
- Hoje saber vale mais do que ter.
- Conhecer mais do que lucrar.
- As profissões mais valorizadas são as que estão apoiadas no conhecimento.
- As empresas mais valorizadas são também as que usam e produzem mais conhecimento.
- A valorização do conhecimento contradiz a lógica capitalista: tudo o que é escasso tende a custar mais enquanto a abundância reduz o preço.
- Se o conhecimento não fosse tão importante vocês não estariam na universidade.
- Valorização do aprendizado.
- Há dois tipos de conhecimento:
2) Conhecimento Tácito
- Conhecimento é aquele que dificilmente é reproduzido em palavras, textos, gestos sons ou imagens.
- É a receita do bolo da avó que só ela sabe fazer. É a experiência do pescador que sabe onde está o peixe ou quando o tempo vai virar.
- Ato reflexo queimadura, calor.
- O mais valorizado pelos orientais.
3) Conhecimento Explícito
- Conhecimento explícito é o que pode ser expresso em palavras, textos, gestos, imagens e sons. Geralmente explica como e porque as coisas acontecem.
- Transformação do conhecimento tácito em explícito
(detalhes aqui)
4) Dado
- Números, palavras, figuras e sons desprovidos de significado. 1010101001
5) Informação
- É um dado com um significado. SOS (em linguagem digital)
6) Conhecimento
- É o conjunto de dados, informações e relações entre dados e informações, capazes de levar a uma tomada de decisão. Emergência - buscar socorro
- Conhecimento depende do contexto
7) Internet – crescimento
- A era do conhecimento é um subproduto da internet. Antes já havia conhecimento e informação, mas o alcance, a velocidade de transmissão e a capacidade de armazenamento eram incrivelmente menores.
- ver e discutir grafico
8) Sociedade do Conhecimento
- A sociedade do conhecimento é caracterizada pelas fontes fundamentais de riqueza serem o conhecimento e os relacionamentos, e não mais o capital, os recursos naturais ou mão-de-obra.
- Como entrar na sociedade do conhecimento:
1) Capacitação: educação para atividades de trabalho intensivas em conhecimento;
2) Internet: rede eletrônica que transporta a informação na velocidade da luz;
3) Cooperação: o aprendizado compartilhado entre uma organização e seus clientes.
- Discutir tabela
9) Economia do conhecimento
- Discutir gráfico Dream Society
Intervalo
Projeto revista participativa
Proposta
Revista online produzida por alunos e colaboradores como uma experiência/laboratório de produção coletiva com base no princípio do gatewatching, ou seja, na sugestão de links sobre um tema.
Montagem da página
Alunos sugerem links e comentam
Visitantes comentam e sugerem
Roteiro
Leitura, análise e discussão de endereços de referência sugeridos pelo professor.
1) Modelo Slashdot
http://en.wikipedia.org/wiki/Slashdot
http://pt.wikipedia.org/wiki/Slashdot
http://www.gildot.org/
http://br-linux.org/
2) Ferramentas para montagem da página e programação
- Código do Slashdot - para programadores
- Ferramenta para importar o slash código
3) Jornalismo código aberto
Jornalismo Livre: uma proposta para a incorporação da liberdade na prática jornalística
Paper sobre Jornalismo na Era Slashdot
Slashdot: All the News that Fits
From Niche Site to News Portal
- Discussão da proposta em sala de aula
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Existe uma matéria sobre a construção coletiva de conteúdo na Superinteressante.
O título é "Você 3.0", o link:
http://super.abril.com.br/super2/revista/materia_revista_245897.shtml
Vale a pena dar uma lida.
Postar um comentário